5 dicas para você alcançar o sucesso na área de Novos Negócios

Atuar no setor de Novos Negócios é ao mesmo tempo, empolgante e desafiador. É uma área que me permite pensar “fora da caixa”. Podemos chamá-la de Embaixadora do Pensamento Empreendedor, que além de oxigenar o negócio atual, gera novas oportunidades.

Se você tem interesse nessa área eu tenho algumas dicas simples para te ajudar a se destacar e conquistar o sucesso:

1. Autonomia e Sponsorship
Esse é o Grande ponto de partida. Imagine que surge uma nova oportunidade que não esteja atrelada ao negócio principal. Nesse caso, você tem que atuar de uma forma diferente da qual já está acostumado, precisará criar novos processos e formas de pensar dentro da organização, sem o mesmo viés de sempre. Além disso, ter o patrocínio da alta direção é essencial para as novas frentes andarem.

2. Flexibilidade
Está é uma característica imprescindível para quem quer atuar na área. Não há uma rotina totalmente linear e muitas situações novas vão cair nas suas mãos. É preciso testar novas possibilidades, aprender com os erros e mudar a rota, sempre que necessário. Basicamente, é preciso saber se adaptar com facilidade.

3. Articulação
Falando de maneira clara, é necessário ter “jogo de cintura” para se comunicar e solucionar questões em diferentes áreas. Você tem que prospectar novas frentes de trabalho, convencer clientes internos em determinadas questões, articular áreas, entre outros pontos que surgem no dia a dia.

4. Mapear e assumir riscos
Novos negócios geralmente são arriscados e cheios de obstáculos. O que difere você da multidão é a capacidade de assumir esses riscos e seguir com o projeto.

5. Gerar valor
O valor financeiro é muito importante para qualquer negócio, mas quando falamos de geração de valor esse não é o único “X” da questão. É necessário também agregar valor cultural e social ao negócio, trazer maior diversidade, tornando o valor da empresa mais completo, rico e significativo. Isso dá uma cara nova para a empresa como um todo.

Claudia Guillen